top of page

Latam Retail Show apresentou o consumidor pós-pandemia.

Em razão das mudanças impostas pela pandemia nos padrões de comportamento, os hábitos de consumo foram acentuadamente alterados nos últimos anos dois anos e pouco.


Por isso a importância do estudo divulgado pela consultoria Mosaiclab no Latam Retail Show, nesta quarta-feira (14). No painel “Consumidor do Amanhã no Admirável Mundo Novo”, Karen Cavalcanti mostrou como os consumidores estão mais exigentes e buscam cada vez mais conveniência, serviços gratuitos, conforto e soluções rápidas.


O resultado disso é a ampliação da conectividade e a imersão nas marcas, com as devidas oportunidades aos varejistas.


Foram analisados 3.620 depoimentos, entre homens e mulheres de todas as classes sociais em 14 países latino-americanos. Os dados revelam o crescimento da preocupação com o ambiente social, o desenvolvimento sustentável das marcas e o papel da tecnologia.


Para Karen Cavalcanti, as empresas precisam olhar para os novos padrões de comportamento para serem mais atrativas a esse novo cliente. A executiva da Mosaiclab afirma que os impactos causados pelos problemas emocionais são influenciadores diretos nos negócios e suas nuances devem ser levadas em conta.


“Qual é o futuro do consumo, será que hoje é mesmo mais racional? O consumidor é mais reflexivo e leva em conta todas as mudanças presentes. Os padrões de comportamento estão mudando desde 2020 e se solidificaram agora. O medo da pandemia caiu entre as maiores preocupações da sociedade e não teremos uma volta ao normal”, afirmou.


O setor de roupas, calçados e acessórios é a categoria com mais alto potencial de crescimento, segundo a pesquisa. Já o setor de alimentos sofreu. No entanto, os números mostram que a categoria figura entre as mais importantes no crescimento do consumo, sobretudo em relação a produtos funcionais e saudáveis.


A 7ª edição do evento mais importante do varejo e de consumo B2B da América Latina ocorre em São Paulo, no Expo Center Norte, em São Paulo, até amanhã (15), nos formatos presencial e virtual.


Além do estudo, o evento conta com mais de 60 palestras e painéis temáticos em quatro eixos temáticos: inovação, inspiração, engajamento e visão. Os destaques são o sócio, investidor e líder de Desenvolvimento Corporativo da Urbanic, James Wellwood; o autor do livro “Remarkable Retail”, Steve Dennis; a diretora de marketing da Dalben Supermercados, Fernanda Dalben; o CEO, CHO e presidente do grupo Ri Happy, Ronaldo Pereira; o CEO da Aliansce Sonae, Rafael Salles; a diretora do AliExpress Brasil/ Alibaba Group, Briza Rocha Bueno; e o CEO da Decathlon, Cedric Burel. 


Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/latam-retail-show-apresentou-o-consumidor-pos-pandemia/



.



bottom of page