Público brasileiro poderá acompanhar as últimas tendências discutidas em NY durante o Interactive Retail Trends, que ocorre em 1° de fevereiro.
Evolução de negócios digitais, iniciativas relacionadas a ESG (traduzido do inglês — governança ambiental, social e corporativa) e DE&I (diversidade, equidade e inclusão), diversificação dos canais de atendimento ao cliente e um olhar mais atento para o desenvolvimento de boas lideranças são as grandes tendências para o varejo identificadas pela curadoria da Gouvêa Ecosystem durante a edição deste ano do Retail Big Show, em Nova York — maior evento do setor no mundo, conhecido no Brasil como NRF. /.../
“A NRF traz insights relevantes para o varejo no mundo todo. Este ano, as discussões giraram em torno das transformações na sociedade, no ambiente de consumo e no cenário de empresas no mundo pós-pandemia”, diz Eduardo Yamashita, diretor de operações da Gouvêa Ecosystem e diretor de inteligência de mercado da MosaicLab — empresa de inteligência de mercado do Ecossistema Gouvêa.
Confira abaixo as principais tendências identificadas pela curadoria da Gouvêa Ecosystem:
Evolução de negócios digitais
O varejo de consumo tem reagido perante à mudança no comportamento do consumidor, que está cada vez mais digital em consequência da pandemia, com reflexo em todo o mercado americano e em seus paralelos com o brasileiro. A adoção de inteligência artificial (IA) para reter consumidores e melhorar processos internos é uma grande aposta para os próximos anos.
“Praticamente todas as empresas de inovação no evento, ou cerca de 80% a 90%, remetem à inteligência artificial para as vendas do varejo. No futuro, tudo o que será feito de produto ou serviço terá essa tecnologia por trás, seja para melhorar a parte de front-end com o cliente ou para otimizar as próprias operações internas”, diz Carlos Carvalho, sócio-diretor da Truppe! — empresa do grupo Gouvêa especializada em recrutamento, seleção e alocação de profissionais de TI.
ESG & DE&I
Entre os temas abordados no evento, ESG e DE&I, que envolvem o papel da diversidade e a comunicação entre lideranças e liderados, foram amplamente discutidos por quase todos os executivos presentes na NRF. “A lição retirada das apresentações é quanto a liderança é importante como propulsora das melhores decisões e da potencial evolução dos profissionais de uma empresa”, afirma Cristina Souza, CEO da Gouvêa foodservice.
Segundo ela, todo mundo sabe que o negócio é para gerar resultado, mas esse resultado só é atingido com as pessoas felizes, comprometidas e envolvidas. E a partir do momento em que se entende que cada pessoa é única, que precisamos respeitar as pessoas e o que é melhor para elas, a mudança ocorre e traz bons frutos.
Canais de atendimento
Sendo a experiência do consumidor um dos principais fatores na decisão de compra, muitas empresas alinham seus objetivos em busca do fim das fronteiras entre online e offline. “Uma das tendências mais comentadas nas palestras que acompanhei em Nova York foi diferentes formas de ativar o consumidor para conseguir entregar uma experiência de marca de qualidade, independentemente do canal”, declara Yamashita.
Liderança
Diante de uma nova conjuntura de mercado, da mudança de comportamento do consumidor e da postura dos colaboradores, muitas discussões evidenciaram a importância de um bom líder para reter e desenvolver talentos. A nova forma de liderar coloca o líder na posição de mentor, que desenvolve sua equipe e não apenas indica o caminho.
“Os dois anos nos quais os profissionais trabalharam em home office ou no modelo híbrido resultaram na mudança da vida tanto do consumidor como do colaborador. Então, podemos ver que a NRF deste ano contou com líderes mais humanizados e mais flexíveis”, afirma o sócio diretor da Mosaiclab, Ricardo Contrera.
Fonte: https://exame.com/bussola/nrf-2022-confira-as-4-principais-tendencias-para-o-varejo/
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